PORTAL

ESTE BLOG COM 96 LINKS PERTENCE AO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS, COM 66 BLOGS E MAIS DE 3 MIL LINKS VAI DESTACAR AS MORTES DE PESSOAS IMPORTANTES DE NOSSO ESTADO – STPM JOTA MARIA

DATA E HORA

TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 25 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS. EQUIPE: STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JÚNIOR - MOSSORÓ-RN, 28 DE DEZEMBRO DE 2008

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Usuários online.

SEGUIODORES DO BLOG DO JOTÃO

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ALMINO ÁLVARES AFONSO - PATRONO DE CIDADE

Patrono da cadeira nº 17 - Diplomado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Recife, na turma de 1871, iniciou sua vida profissional como Promotor Público da Comarca de Independência - atual cidade de Guarabira - no interior da Paraíba. Posteriormente, transferiu-se para o Ceará, onde revelou-se hábil advogado, jornalista de combate e grande orador. Era Procurador Fiscal dos Feitos da Fazenda em Fortaleza, quando, em 1883, envolveu-se ativamente na campanha abolicionista, que, adquirindo proporções e importância, conseguiu a completa emancipação dos escravos existentes naquela província, muito antes da Lei Áurea, sendo exonerado de suas funções, por imposição do conselheiro Antônio Joaquim Rodrigues Júnior. Possuidor de uma palavra vibrante, deu uma grande contribuição ao movimento abolicionista no Ceará e no Rio Grande do Norte. Em Mossoró, onde esteve em campanha, conquistou a cidade com seus discursos eloqüentes, redigindo a ata do 30 de setembro de 1883, que assinalou a extinção da escravatura naquele município.
Em Fortaleza, dirigiu o jornal ‘O Libertador’ e transferindo-se para Manaus (1884), ali reiniciou suas atividades profissionais. Diretor do jornal ‘O Rio Branco’, elegendo-se vereador, presidiu as sessões legislativas da Câmara Municipal de Manaus, durante o ano de 1887.No último ano do período monárquico, aceitou e disputou sem êxito uma vaga à Assembléia Geral, pelo Rio Grande do Norte. Proclamada a Republica, foi por seus conterrâneos lembrado para a Constituinte, recebendo o apoio dos três agrupamentos que havia no Estado: o governista, o oposicionista e o católico. Eleito deputado, no pleito realizado a 15 de setembro de 1890, participou ativamente dos trabalhos constituintes.Em 1894, elegeu-se Senador da República, para um mandato de nove anos e encontrava no exercício de suas funções, quando faleceu em Fortaleza, a 13 de janeiro de 1899. No Congresso Nacional, foi um grande defensor dos interesses do Rio Grande do Norte. Orador dos mais talentosos, sua vida, resume-se numa sucessão de combates.Publicou: ‘Os Rodrigões do Império, ou Caráter da Única Monarquia Americana’ (Ceará, 1886) e ‘Uma Nota sobre os Quebra-Quilos da Paraíba do Norte’ (Fortaleza, 1875), este, com o pseudônimo de Philopoomen.Patrono da cadeira nº 9, da Academia Norte-riograndense de Letras, em 1918, seu nome foi dado à antiga povoação de ‘Caeira’, posteriormente desmembrada do município de Patú e elevada à categoria de cidade, através da Lei Estadual nº 912, de 24 de novembro de 1953.

Um comentário:

  1. Caro amigos

    Com único intuito de divulgar os grandes escritores
    e grandes livros Potiguares , agora existe um espaço para valorizar as nossas obras literárias.

    Peço a voces gentilmente , que divulguem esse trabalho sem fim lucrativo, que quer apenas valorizar as obras e os autores da nossa terra. Todos os homenageados vivos, estão sendo comunicados e estão muito felizes .

    Muitos dos grandes livros e autores do RN precisam ser reeditados e relançados urgentemente, é preciso chamar atenção dos governos estadual e municipal para essa causa .

    Essa luta é de todos os Potiguares

    101 livros do RN (que você precisa ler).

    http://101livrosdorn.blogspot.com/

    Grato

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE E PERTENCENTE A GUARDA PATRIMONIAL DO ESTADO, NO EFETIVO DO DESTACAMENTO DA GUARDA PATRIMONIAL DE MOSSORÓ. SOU MOSSOROENSE E AMO AS COISAS DE MINHA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ - FUTURA METRÓPOLE, SOU TORCEDOR DO MEU QUERIDO E AMADO BARAÚNAS. EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, ITAÚ, FELEIPE GUERRA, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, RODOLFO FERNANDES, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO. SOU CASADO, PAI DE TRÊS FILHOS: JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. TENHO UMA NETA - JÚLIA MELISSA, FILHA DE JULLYETTH E MOISÉS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AO MEU PRÓXIMO COMOA MIM MESMO, TENHO A MANIA DE PESQUISAR, LER E ESCREVER. SEMPRE PROCURO SER HONESTO E TENHO A HUMILDADE COMO MINHA PRINCIPAL ARMA PARA A MINHA FELICIDADE

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE E HUMILDADE

MUSICAL TERRAS POTIGUARES NEWS

MUSICAL TERRAS POTIGUARES NEWS
MOSSORÓ-RN, 8 DE JANEIRO DE 2014

LINKS DA POLÍCIA MILITAR E GUARDA PATRIMONIAL

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 20 BLOGS, 1780 LINKS, UM ORKUT, UM FACEBOOK, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1806 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!